Alguns atos contribuem para a corrupção. À vista disso, o dr. Bruno Burilli Santos comenta que a lavagem de dinheiro é um dos atos que podem cooperar com este ato criminoso e que acaba afetando toda uma sociedade. Mas, afinal, o que é lavagem de dinheiro e como ela contribui para a corrupção? Prossiga consumindo o conteúdo e saiba mais a respeito dessa infração.
O que é lavagem de dinheiro?
Segundo o intermediário da lei Bruno Burilli, a lavagem de dinheiro consiste na atividade financeira que alguns indivíduos efetuam com a finalidade de esconder a origem ilícita dos ganhos econômicos, disseminando o mesmo através de compras e empreendimentos de novas empresas, lojas ou mercados.
Portanto, esse tipo de atividade compreende a atividade de encobrir o ganho de dinheiro de forma ilícita, através dos gastos dos recursos financeiros. Assim, os infratores utilizam de diversos recursos para esconder a origem do dinheiro adquirido de maneira ilegal, como gastar com a compra de bens, doações e compras de patrimônios.
Como funciona a lavagem de dinheiro?
Desse modo, como indica Bruno Burilli Santos, visto que há muitas formas ilegais de se arrecadar ganhos financeiros, como tráfico de substâncias ilícitas, apostas de jogos ilegais ou apropriação de bens de terceiros (roubos), a lavagem de dinheiro pode funcionar de inúmeras formas, contribuindo para a corrupção.
Logo, a mesma pode ser efetuada a partir do ato de ocultar a origem do dinheiro adquirido de forma ilegal, com empreendimentos de fachadas; transferências bancárias de baixa quantidade; distribuição do dinheiro para diversas contas bancárias de titulares distintos; nota fria; e com o auxilio de um contador de má-índole.
Como a lavagem de dinheiro contribui para a corrupção?
Por fim, como aponta o advogado Bruno Burilli Santos, considerando que a lavagem de dinheiro consiste na obtenção de recursos financeiros de forma ilegal e a respectiva ocultação da infraação, a mesma é considerada uma forma de corrupção, já que contribui para a apropriação de bens financeiros que pertencem a outros, visando o ganho pessoal.
Dessa maneira, vale pontuar que a lavagem de dinheiro é uma infração da Lei nº 9.613/1998, prevista pela Constituição Brasileira de 1988, tendo como principal responsabilidade penalizar os meliantes que cometeram o crime, realizando a prisão preventiva dos mesmos e atribuindo multas referentes aos lucros obtidos na operação.
Quer auxiliar no combate à corrupção junto ao Bruno Burilli? Denuncie a lavagem de dinheiro.