Confira como o empreendedorismo se assemelha a andar de bicicleta

Rech Kuhn
Rech Kuhn
Eloizo Gomes Afonso Durães

Empreender é uma tarefa que demanda muita experiência, conhecimento de mercado e habilidades essenciais para estabelecer contatos. Para Eloizo Gomes Afonso Durães, empresário brasileiro, o empreendedorismo não é um caminho profissional para qualquer pessoa, é preciso estar disposto e determinado a crescer e se destacar no mercado de empreendimentos. 

 

Nesse sentido, é possível perceber que empreender é uma tarefa que demanda muita prática, confiança, equilíbrio e um senso de direção aguçado. Competências essas que se assemelham com as habilidades desenvolvidas ao andar de bicicleta. 

 

Continue lendo este artigo para entender como empreender pode se aproximar com o ciclismo e as lições que esse esporte propõe aos empresários!

 

Aprendendo a andar de bicicleta

 

Na infância, uma das atividades mais desafiadoras é aprender a se equilibrar na bicicleta e dar as primeiras pedaladas para sair do ponto inicial. Segundo o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, esse é o mesmo cenário que uma pessoa enfrenta ao iniciar o seu empreendimento. Afinal, antes de entrar no mercado, é preciso reunir conhecimentos e desenvolver habilidades para sair do lugar. 

 

O ponto de partida

 

São esses primeiros passos que mais demandam a determinação e força de vontade dos empreendedores, pois fazer seu primeiro negócio, fechar a primeira venda e abrir as portas de seu empreendimento pode ser verdadeiramente desafiador. Além disso, é muito importante notar que cada pessoa inicia sua jornada empreendedora de um lugar e, por esse motivo, o seu trajeto não pode ser comparado com o de outras pessoas que partiram de locais diferentes.

 

Terrenos íngremes

 

Outro ponto muito interessante que aproxima o pedalar nas bicicletas com empreender no mercado é trilhar caminhos íngremes. Para o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, esses terrenos íngremes podem ser comparados com os desafios encontrados na tentativa de fazer os negócios darem certo e crescerem. Por isso a resiliência nesse ramo é tão importante, já que o trajeto nunca é simples.

 

Riscos e erros

 

Além dos pontos já citados, assumir os riscos e lidar com os erros também fazem parte da vida de todo empresário. Ao andar de bicicleta, é possível que você pegue o caminho errado, erre uma curva ou até mesmo faça uma manobra arriscada que não dá certo. Dessa mesma maneira, os empresários precisam lidar com os riscos de suas escolhas e estarem prontos para corrigir os erros. 

 

Por fim, planejar a rota a ser tomada é uma das tarefas mais necessárias, tanto para ciclistas quanto para empreendedores. Afinal, não se pode chegar em um destino satisfatório sem que ele seja previamente determinado. Assim, para Eloizo Gomes Afonso Durães, é muito importante definir exatamente os seus objetivos no mercado e focar os esforços para alcançá-lo. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *