Total de 62 ônibus zero quilômetro e mais 40 seminovos foram incorporados recentemente, representando renovação de 15% da frota operante da cidade com motores de baixa emissão.
Em meio aos desafios de um mundo mais limpo, o transporte coletivo deve ser visto como uma das ferramentas para transformar as cidades em lugares mais ecológicos. O Sintur-JP está liderando uma iniciativa inovadora para promover a sustentabilidade na mobilidade urbana: ao longo deste ano, 100 ônibus foram incorporados à frota de João Pessoa, contribuindo com a redução de poluentes emitidos no transporte público da capital.
A tecnologia BlueTec 6 não apenas proporciona eficiência no desempenho dos veículos, mas também contribui para a redução expressiva de até 80% nas emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e 50% nas emissões de Material Particulado (MP) em comparação com motores anteriores. A tecnologia é desenvolvida pela Mercedes-Benz e funciona como uma solução robusta e eficiente que atende às legislações de emissões Proconve P8 e norma Euro 6.
O MP abrange uma variedade de partículas, consistindo em poeiras, fumaças e materiais sólidos e líquidos de dimensões reduzidas, que permanecem suspensos na atmosfera. O uso de veículos é uma das principais fontes desse poluente. Já o NOx é um poluente resultado de processos de combustão e está associado à acidez das chuvas e à diminuição da camada de ozônio. Por exemplo, motores a diesel tendem a emitir níveis mais altos de NOx.
Ao incorporar veículos com motores de baixa emissão, o Sintur-JP evidenciou seu papel na busca por soluções ambientalmente conscientes e transformou João Pessoa na primeira cidade do Nordeste a adotar essa opção mais ecológica.
Com essa ação, foram 62 ônibus zero quilômetro e 40 ônibus seminovos entregues, representando uma renovação de 15% da frota em operação na cidade e um compromisso tangível com a construção de ambientes mais sustentáveis.
O transporte coletivo desempenha uma função crucial na diminuição do tráfego individual: um ônibus leva mais pessoas com menos veículos nas vias e isso resulta em menor consumo de combustível por passageiro. A redução de veículos individuais nas estradas também diminui congestionamentos e menos tempo no trânsito significa menos emissões de gases poluentes.
Por isso, ao optar por usar os ônibus com a tecnologia BlueTec 6, as comunidades de João Pessoa contribuem para a redução do impacto ambiental, melhoram a qualidade do ar e promovem práticas mais sustentáveis na mobilidade urbana.
“Incentivar meios de transporte mais sustentáveis vai além de uma obrigação social; é uma necessidade urgente para lidar com os desafios ambientais que as cidades estão encarando. Um ar mais limpo significa uma melhor qualidade de vida para todos os pessoenses”, pontua Isaac Júnior Moreira, Diretor Institucional do Sintur-JP.